sexta-feira, 30 de julho de 2010

Esperança...nós acreditávamos em um MILAGRE

Um dia após outro...

Íamos todos os dias ver nossa pituquinha,olhavamos em uma das máquinas que tinha uns números,ansiosos...pois, indicava o nível que ela estava precisando de oxigênio.
Era uma tristeza...ou uns segundos de alegria.
Acredite teve um dia em que um dos médicos não nos deixou entrar, pois Dona Angélica ficava afobada com nossa voz, e isso a estava agitando...o médico achou melhor a gente voltar e esperar em casa.

Eu pensava....eles devem achar que sou a mãe mais chata do mundo!!! kkkk
Pois, eu ligava...ligava...e iá...ligava ... o amor é assim...faz a gente ser grudenta, ainda mais com um pedaço nosso indefeso a mercêr da boa vontade de outros.

Ai, como tínhamos ESPERANÇAS...ACREDITAVAMOS QUE HAVERIA UM MILAGRE.

Não sei porque na minha hora do banho...eu chorava e pedia a DEUS age na minha filha, faz um milagre em nossas vidas.

Acreditei, acreditei... ô Meu DEUS, acreditei...

Eu só queria minha filha, cuidar dela com suas limitações...me preparei, li, muita coisa sobre nanismo...alguns tipos, eu acreditava ser acondroplasia...entrei em contatos com outras mães tb...o que eu tinha que fazer...o que seria melhor para Angélica??? Me dêem uma luz???? Preciso de ajuda...aos prantos foram meus dias...a procura de salvar minha pequena filha. Eu tinha e tenho orgulho de ti...minha pequena guerreira...mãe te amava mais e mais a cada segundo...

O AMOR SE FAZIA MAIS PRESENTE ...

terça-feira, 27 de julho de 2010

Ainda me lembro de seus olhos verdes!


Cheguei na Neo, e para minha surpresa Angélica estava de olhos abertos...verdes, lindos...um xuxu!!! Conversei com ela d +++++, falei o quanto eu a amava, o quanto a esperava, dos cuidados que mamãe e papai iriam fazer por ela.

Neste dia, não levei máquina, pode? Então só eu e meu esposo viram seus lindos olhos verdes, era a luz do meu olhar - M INHA FILHOTA ANGÉLICA.

Foram passando dia após dia...um dia melhorzinha, estável....e assim por diante.

Uma rotina de exames, ela cativou as enfermeiras que cutucavam ela, tratavam Angélica como princesa.
Muito carinho mesmo...sempre cheirosa, limpinha...um mimo só!

Angélica - Um anjo em minha Vida!


Angélica foi vencendo dia após dia...venceu as 72 horas...eu já havia ido para casa, chorei de mais em deixar o hospital sem minha filha, cheguei em casa sem ela. Que dor!

Só quem passa por este momento, sabe o que é. O que significa, esta dor.

Eu iá ao hospital todos os dias, as vezes me deixavam plantada horas...até que eu pudesse subir para vê-la, minha médica não queria que eu andasse muito, pois eu tinha tido uma leve hemorragia na cirurgia e não era bom ficar andando, subir rampas...mas, sou mãe...e não deixaria de ir a NEO para ver minha pequena.
Eu chorava muito, passava a mão, na minha pequeninina filha e ela fazia até caretinhas...reclamava!!! rs

Ela ficou sedada, pois a médica disse que ela era nervosinha! Que sofrimento vê-la ali, indefesa, eu faria qualquer coisa, por ela.
As médicas não falavam grandes coisas...ela esta fazendo exames, ela tá melhorzinha, depende dela.
Mas, uma delas sem coração...falou em um dos dias normalizados da Angélica - Não há chance!!! As lágrimas rolaram, que dor!!! Indaguei a ela?? Reclamei...lutei...

Na verdade eu sabia que era grave... mas, médicos tem que saber como se fala com as mães. É um pedaço dela que está indefeso, a mercer da boa vontade do médico em lutar pelo seu filho.

No outro dia, a chefe da NEO quis conversar comigo e meu esposo. Foram chamadas 2 médicas...principalmente a médica que eu havia descordado do modo que ela havia conversado comigo.

Acredita, que ela disse...eu falei a verdade!
Falei a verdade eu sei, o caso de minha filha é grave. Mas, é o modo que se fala. Vc não deve ser mãe. É fria, calculista!
A chefe interferiu...e me disse que realmente o caso da Angélica, o problema maior era os pulmões. Não havia espaço, existia uma má formação no lado direito, até nos mostraram em uma radiografia. A médica disse que ela precisaria quando saísse da UTI, de Home Care, que precisaria de cuidados especias.

Choramos...mas, falei...há então há chances???? Ela disse- Sim! mas, são poucas.

Falei...minha filha está entregue a DEUS, que seja feita sua vontade antes da minha.

Chegou o meu tão sonhado dia!!! 02-02-2010



Um dia antes no dia 01-02, minha madrinha de batismo Célia chegou e minha irmã Eliane, chegou na madrugada do dia 02.Pois, eu iria me internar no dia 02 às 15.00.

Só que por volta das 5 da manhã...comecei a sentir algumas cólicas...pensava eu!!! kkk
Acordei, dormia novamente...acordava...dormia....até que por volta das 8 , falei com meu marido..." está acontecendo algo...umas cólicas, fui ao banheiro e saiu uma secreção amarelada...acho que estou em trabalho de parto...kkkk, liguei para minha médica e ela mandou eu ir imediatamente ao hospital. Antes, tomei um banho...e iá sentindo as contrações.

Quando cheguei ao hospital, fui avaliada e estava mesmo em trabalho de parto. Angélica iá nascer, por vontade própria na data em que mamãe pediu- FIlHA OBEDIENTE!!! ehhehe

Logo, fui preparada e levada ao centro cirúrgico...em torno de uns 40 minutos isso durou...e quando minha médica me fez o toque...sentiu o pézinho de Angélica...ela rapidamente falou...vamos que ela ta nascendo!!!

Fui preparada...e logo fizeram a cesárea.

Minha bebê não chorou...eu indagava...ela não chorou..fiquei afobada...preocupada. Até que por volta de um tempinho depois,,,,não sei ao certo...escutei um grito bem alto...era Angélica, pensei " graças a DEUS, ela está bem e viva!!!!" Mas, não a trouxeram para mim ver, como foi na Analice.

Angélica nasceu com 2,850 gr e 39 cm.

No pós-operatório, a médica responsável pela NEONatal...veio falar comigo e me disse que o caso dela era GRAVE!!! FIQUEI ABISMADA!!! COMO???!!! ME FALARAM QUE ELA ESTAVA BEM, NÃO HAVIA RISCOS, TODOS OS EXAMES QUE ME PEDIRAM FIZ...E NADA ME FOI DITO, SOBRE OS PULMÕES DELA"!!!! FIQUEI SEM CHÃO!!! PENSEI, MEU DEUS NÃO ME TIRE A MINHA FILHA!!! MINHA PEQUENA, EU ME PREPAREI PARA TÊ-LA!!!

Fui para o quarto...e lá me aguardava meu esposo, irmã e tia. ANgélica se encontrava entubada na Neo. Meu marido conversou comigo e disse que falaram para ele, que o caso dela era gravissímo e as próximas 72 horas seriam primordiais.

Minha tia Eva veio exclusivamente de MG...para cuidar da gente tb...

Por volta, das 9.30 da noite...meu marido foi chamado as pressas...Angélica havia piorado...ele veio ao meu quarto...e me contou...caí em prantos!!! Não acreditava que estava acontecendo comigo!!!???
Minha pressão subiu, foi um custo para baixar...

No outro dia, ela deu uma normalizada...GRAÇAS A DEUS!!!

Janeiro...enxoval tudo pronto...a espera de Minha PEQUENA GRANDE FILHA!!!





Mesmo aflita tentei ser a mais serena possível, nada de ficar indagando os porquês mais? Afinal, nada adiantaria, né?

Ficar sacrificando eu mesma?! Pra que?

Em todas as consultas desde a descoberta do Nanismo, eu perguntava a minha médica há riscos? Tem certeza que não é letal? Ela me disse, que NÃO havia riscos, NENHUM!!!

Fiz mais um ultrassom e meu liquído amniótico estava em 36,4, onde o normal é no máximo 18. Eu estava hiper inchada...não conseguia ficar muito tempo em pé.

Mas, procurei esparecer...me dedicando ao enxoval...e tudo mais para a chegada da Angélica.

Eu tenho um tio falecido que sua data de aniversário é 02-02, quando eu soube que haveria a possibilidade de Angélica nascer até dia 08-02. Conversei com a médica e ela me disse se tudo transcoresse bem. com certeza Angélica poderia nascer no dia 02-02, também?

Então, eu sempre conversava com minha bebê...Angélica, filhinha nasça no dia 02-02...eehhehhe marcamos a cesárea para o dia 02-02-2010 às 15.00 seria minha internação.

7° mês!!!



Dezembro, meu marido queria muito comemorar o natal...eu totalmente cansada, desmotivada, queria minha casa vazia, ficar a sós eu e minha barriga!!! rs
Não estava afim de gente falando, bagunça...não queria festas mesmo!!! Queria sossego, pois o meu tempo estava chegando!!!

Mas, teve Natal e Ano Novo...esta fotinho foi do Ano Novo!!!

A partir do dia 21 de dezembro fui a médica todas as semanas, e haja pedidos de ultrassom. Em um destes ultrassons foi constatado uma alteração no líquido aminiótico, já estava dando polidrâmmia. Por isso, a médica me passou 02 injeções de corticóide para maturar os pulmões, caso Angélica nascesse prematura, que foram tomadas.

Chorei, chorei muito...pois, indicava que minha filha já estava perto de vir ao mundo. Sairia de minha barriga protetora, eu não poderia mais protegê-la. Uma amiga foi comigo no dia em que fui tomar as injeções, chorei no seu ombro...e disse que eu não queria que ela saísse de dentro de mim.

Algo me dizia!

Meu coração de mãe já sabia!!!

6° mês!!!




O 6° mês transcorreu tudo normalmente fiz o tão almejado 4D...hehhe iá ver o rostinho de minha menininha!!!

Nada mais apareceu...tive um pouco de inchaço nas pernas.

Minha filha muito fofa, linda de mais!!! Babei, babei ...mas, vocês não vão acreditar...a médica do ultrassom me falou...sua filha não vai ser nenhum monstro!!! Com estas palavras!!! Sério, como pode uma profissional falar isso?!

Quinto mês!







Todos já achavam minha barriga enorme para o tempo.
Com 22 semanas, fui fazer o Ultrassom Morfológico...que deu o resultado acima.
A médica me pediu um exame dopler e um ecocardiograma fetal, o dopler não indicou nada, o eco que indicou o septo um pouquinho aberto.

Nada que indicava algo sério no coração de minha pequena.

E, minha gestação foi transcorrendo totalmente tranquila, não estava mais abalada. Tinha aceitado totalmente o Nanismo.
Fui fazendo meu enxoval...tranquilamente!!!

Dúvidas???!!!!!


Três dias depois de saber do Nanismo, fui ao meu médico e logo ele me encaminhou a médica que iria continuar com meu Pré-Natal, mas ele fez parte da equipe até o final.
Em nenhum momento me foi dito, por médicos ou outras pessoas se eu deveria procurar alguma clínica, hospital mais especializado. Pensei estar fazendo tudo certo. O que notei, é que as pessoas que tem o mesmo caso que o meu - Nanismo! Não sabem a quem procurar, o que notei é que os médicos quando ficam sabendo do caso, enchem os olhos. Afinal, é algo novo para seu currículo.
Mas, vejo nitidamente a inexperiência dos médicos em lidar com casos tão delicados. Tenho quase convicção que nem mesmo pesquisas eles fazem, pois tudo o que descobri foi através da internet.
Me foi pedido alguns exames de rotina. Nada específico ao caso.
Estranho!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Contar para família...sim ou não?

A primeira pessoa a saber foi minha irmã Eliane, pelo msn..."falei" é uma meninaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa...ah, que legal. Minha irmã me perguntou, se estava tudo bem com ela...engasguei...falei ela tá com um probleminha...o exame diz que ela tem Displasia Esquelética, foi um baque para ela tb.
A partir deste dia, nos tornamos pessoas mais especias...minha irmã me ajudou em cada dia desde então..mesmo morando em MG e eu no Rj, ela fez o máximo em estar presente, em me dá colo. Pois, ela era e é...um pouco Mãe da Angélica , afinal ela seria sua madrinha.


Ela procurou um geneticista, para olhar meus exames e realmente constatou a Displasia Esquelética, e então fizemos várias buscas, procuramos pessoas que passavam também pelo mesmo caso ou parecido.

Tentamos achar qual seria o melhor procedimento para dali em diante.

Meu pai e irmão ficaram sabendo e logo me ligaram me apoiando pois seriam avô e tio especiais também...
Mas, me desiludi eu não deveria ter contado para todos da minha família, pois desconcertaram minhas palavras. Em momento, algum eu cogitei em não querer minha FILHA. Ao contrário, faria o possível e impossível para melhor criá-la.
Mas,ficamos em oração meu bebê foi entregue a DEUS, pois só ele sabe os porquês.


Meu esposo preferiu se recolher um pouco, ele tem um jeito diferente de mim...sou coração e ele razão. Sofre calado, como se estivesse tudo bem. Não contou por um bom tempo a ninguém da família dele. Eu, não conseguia esconder minhas lágrimas em frente ao pc. Pois, comecei na busca de informações na net, e os filhos dele trabalham com a gente ( ele tem mais 3 filhos de outro casamento).E, não teve como eu esconder.

Minha vida de mãe de anjo começava... sem eu saber...


Procurava fazer sempre ultrassom, meu marido até me dava umas broncas com tantos ultrassom, parecia que eu estava procurando algo.
Aos 4 meses de gestação, exatamente no dia 18-09-2009. Fui fazer um ultrassom afim de descobrir o sexo de meu bebê, se seria Alfredo ou Angélica.
Expectativa total...quando estava em exame a médica me disse que não tinha dado para ver o sexo do bebê.
Estranhei quando ela me pediu que voltasse no outro dia, para buscar o laudo do ultrassom.
Então, voltei no dia 19-09...para minha surpresa minha bebê mostrou seu sexo...era minha Angélica, tão amada. Mas, com a notícia me veio também um susto...minha filha tinha um problema de saúde,sempre achei que eu teria um filho especial, algo no meu íntimo me dizia.
A médica disse: - Sua filha será Anã! Um momento de silêncio e as lágrimas escorreram nos meus olhos.
Achei a médica bem...dura...nem um pouco delicada.Afinal, não é algo corriqueiro!

Ficamos atônitos, pois não havia casos em ambas as famílias que a gente saiba.

Fui para casa aos prantos, não tenho mãe viva...pois, sei que ela seria a melhor pessoa para me dá colo e aceitar o que DEUS quer que a gente passe. Minha mãe era super católica e eu faço o possível para seguir seu caminho.

Me indaguei várias vezes os porquês????? Afinal, sou humana...

Vc fica se perguntando será que fiz algo errado, será que DEUS está me castigando? Mas, me lembrei...O meu DEUS não é um DEUS vingativo, ao contrário ajuda a acalentar e a suportar nossa DOR. Mas, é algo totalmente difícil.

O que fiz? Rezei pedi mais proteção a MARIA e a DEUS. Pois, o que me importava era o bem estar da Angélica.


"Eu sei que é difícil esperar
Mas Deus tem um tempo pra agir e pra curar
Só é preciso confiar

Se a cruz lhe pesa
Não é pra se entregar
mas pra se aprender amar
Como alguém que não desiste

A dor faz parte do cultivo desta fé
E só quem sabe o que se quer
Quem luta para conseguir ser feliz

Não desista do amor, não desista de amar
Não se entregue a dor porque ela um dia vai passar
Se a cruz lhe pesou e quer se entregar
Tal como Cirineu, Cristo vai lhe ajudar"

Pde Fábio

Tudo começou...


Há um ano atrás, aos 37 anos estava tentando engravidar, afinal a minha vida financeira estava estabilizada, eu tinha somente uma filha Analice de 4 anos.
Então, eu e meu marido resolvemos tentar mais um filho. Com 2 meses de tentativas, no dia 05-06-2009, com enorme alegria fiz o exame de farmácia e foi positivo. Na mesma semana fui ao postinho e já comecei meu Pré-Natal, o médico me pediu vários exames normais do começo de qualquer gravidez.

E, assim fomos indo...muitos enjôos...enjôos...preguiça...uma deitadinha depois do almoço, meu marido me deu todos os mimos...tudo transcorria bem.